5 Dicas de como economizar dinheiro para realizar o seu sonho

05:51:00


Eu sei que nem todos compartilham do mesmo sonho que o meu! Alguns desejam concluir uma faculdade, outros sonham em ter o primeiro carro, ou trocar o antigo por um modelo do ano, e alguns como eu sonham em conhecer um pouco mais do mundo! Independente de qual seja o seu maior sonho, esse post é pra você

Juntar grana nunca foi uma coisa muito fácil pra mim, desde que eu me entendo por gente nunca tive uma meta tão grande que me fizesse parar e refletir o que eu estava fazendo com o meu dinheiro.

Há mais o menos 2 anos e meio eu decidi que iria fazer intercâmbio e foi ai que tudo começou a mudar. Bom a meta eu já tinha, só me faltava tomar vergonha na cara, e foi ai que eu percebi que pra ser feliz e viver bem eu não precisava gastar à toa com coisas que EU NÃO PRECISAVA.

Então pensando no seus sonhos e nos meus, que hoje eu trouxe algumas dicas de como eu estou me organizando e controlando meus gastos.

 1. Anote seus gastos

Anotar é fundamental, todos aqueles gastos do dia a dia, desde as suas contas fixas por mês até os gastos mais bobos, só assim você poderá ter um controle e saber para onde está indo todo seu suado dinheirinho.

Anote em algum caderno, planilha, celular onde você preferir e achar mais confortável, eu já tentei anotar em caderno, mas minha desorganização não me permite, hoje anoto em uma planilha no excel, a Fran do Morando Sozinha fez uma planilha bem fofa e bem fácil.

Quando tiver todos seus gastos na ponta do lápis, tudo vai ficar mais fácil.

 2. Deixe suas contas em dia
O próximo passo que eu dei, foi colocar minhas contas em dia, algumas parcelas que estavam atrasadas no cartão de crédito, algumas contas que estavam com pendência, antes de começar a poupar meu dinheiro, eu paguei tudo o que estava atrasado, fiz o possível para quitar compras parceladas.

E comecei meu projeto de poupar dinheiro sem nenhuma conta atrasada, e o mínimo de parcelas futuras para pagar.

Se estiver com alguma pendência em loja, cartão, banco, procure o serviço responsável e tente negociar sua dívida!

Não deixe acumular dívidas

 3. Abra uma conta poupança
Uma das coisas que me ajudou muito, muito, muito, foi ter aberto uma conta poupança. Não conheço outros tipos de investimento a curto prazo, por isso só vou falar dela.

Na maioria das vezes eu transfiro o dinheiro na minha conta corrente do banco X para a conta poupança do banco Y, isso gera uma taxa de R$7,00 para cada transferência independente do valor, normalmente faço 2 transferências por mês, isso me ajuda a não ter contato direto com o dinheiro, porque sejamos sinceros, sempre que eu pelo menos tenho um dinheirinho à toa na mão, sempre dou um jeito de comprar alguma coisa desnecessária!

Eu não entendo muito sobre rendimento, aqui você irá encontrar informações mais precisas. Como minha intenção ao abrir uma conta poupança não era ficar rica e sim guardar o meu dinheiro, eu me surpreendi com alguns dinheirinhos que apareciam na conta devido ao juros.

Ter uma opção mais segura para guardar a grana é sempre recomendável, escolhi por não deixar na minha conta corrente, porque eu sei que a tentação é maior.

 4. Avalie suas prioridades
Você precisa mesmo daquela blusa que a tal loja acabou de lançar? Você precisa trocar de celular agora? Os sapatos que você tem não são suficientes?

Cada um tem seu objetivo e sabe o que é melhor, ou pelo menos deveria saber. Hoje eu sei que pra mim foi melhor ter vendido meu carro, e andar de transporte público, porque lá na frente isso iria ser recompensado, o dinheiro que eu gastava com carro era bem alto eai foi hora de ver qual era a minha prioridade, andar no conforto do carro, mesmo enfrentando todos os dias o transito de SP, e continuar gastando a maior grana com, gasolina, parcelas, IPVA, manutenção etc, ou andar no sufoco do transporte público mas ter uma grana boa para investir no meu sonho. Escolhi a segunda opção!

 5. Diga ADEUS ao cartão de crédito
Parece clichê, mas não é!

Cartão de crédito é o terror de quem está tentando economizar. Logo de inicio eu sabia que se eu quisesse manter meu orçamento em ordem eu teria que eliminar os meus melhores amigos (cartões de crédito), e foi o que eu fiz. Quer dizer não totalmente, porque claro, economizar não quer dizer deixar de viver, lá no primeiro item para anotar seus gastos, veja quanto você está disposto a guardar e reserve também uma quantia para o lazer.

Então cancelei os cartões com limites mais altos e deixei somente 1 com um limite super baixo para emergências e diversão.

Comprar á vista é bem mais vantajoso em vários sentidos, alguns deles é que você acaba pagando mais barato, as lojas sempre dão descontos para quem paga á vista, outro fato é que você não estará fazendo uma dívida futura. Se você precisa comprar alguma coisa mais cara, reserve um pouco do dinheiro por 2 ou 3 meses e quando estiver com a quantia certa, vá lá e compre á vista!


Ufaa!

Essas 5 dicas que estão me ajudando a poupar dinheiro para realizar o meu sonho, e vou te falar: Não é fácil, pelo menos pra mim não é. Mas tudo da certo, a sensação de ver sua conta ficando bem gordinha é bem gratificante, porque você começa a ver que todo seu esforço está valendo a pena mesmo! Reveja suas prioridades, e comece a poupar para realizar!

Boa Sorte pra nós ;)

Confirar nossas postagens relacionadas

0 comentários

Like us on Facebook

Imagem do Dia

Imagem do Dia