Cidadania Italiana - Continuação

10:21:00


Faz só 4 meses que minha cidadania foi reconhecida e eu ainda não continuei contando sobre a minha saga. 
Então senta ai migo, que láááá vem historia. Se você não viu a primeira parte corre no post que contei o início


Primeiro vou contar como consegui a certidão de nascimento do meu avô italiano, direto da Itália, sem custo algum.Não que seja regra você não ter que pagar nada pela certidão, pq a maioria paga pelo menos o envio. 

No meu caso, não tive que buscar em qual cidade, em qual comune, o meu avô havia nascido pois já tinha todas essas informações, então o que fiz basicamente foi, entrar no site do comune procurar todos e-mails que estavam disponíveis, enviar uma msg para todos os e-mails, solicitando uma copia da certidão, e bingo! Uma semana depois um e-mail me retornou com a copia da certidão scaneada! 

Foi fácil, foi simples, e não dava nem para acreditar, porémmm como se trata da minha pessoa, nada seria perfeito. No e-mail que enviei não solicitei que enviassem a segunda via para minha casa, só solicitei uma copia, quando me dei conta, enviei vááários outros e-mails sem sucesso, bom o que eu comecei a fazer agora foi, encontrar uma assessoria que garantisse que o comune na qual ele trabalhasse aceitasse somente a copia da certidão.

E conversa daqui, e conversa dali, e pede orçamento e confere depoimento de ex clientes, encontrei uma pessoa muuuito querida que se chama Tiago Pratti, que me ajudou no inicio, e me ajudou no final, mesmo não contratando seus serviços. Bom o Tiago havia me falado que no comune que ele trabalhava aceitavam somente a copia, já que havia uma comunicação interna entre os comunes, e não seria necessário a original, isso 2 anos atrás, não sei como está agora, maaas mesmo asssim, ele chegou a enviar e-mails para o meu comune solicitando, e também não teve sucesso, isso foi em 2014, até ai contrataria os serviços dele, não tinha dúvidas de que era o melhor. 

Mas ai o tempo foi passando, e continuamos adiando os planos de ir para Itália, mesmo com tudo certo, precisávamos juntar mais grana. 

Continuei com contato com  o Tiago, mas como não tínhamos data certa, e ele tem uma agenda bem apertada, e o valor já não era o mesmo de 2014, preferimos continuar a busca por outro assessor.

Em um belo dia de 2015, um ano depois que havia solicitado a certidão ao comune, resolvi entrar no site, procurar outro e-mail e enviar novamente, e pasmem, enviei para o e-mail certo, e no dia seguinte, simmm no dia seguinte me foi enviado novamente a certidão por e-mail, e o sernhorzinho fofoooo me disse que estava enviando para a minha casa a segunda via, dessa vez eu enviei o e-mail certo, solicitando a segunda via, um mês depois, recebo em casa a certidão, eu respondi o e-mail perguntando qual seria o valor, mas nunca mais o senhorzinho fofo me respondeu kkkk 

A certidão estava certa, tudo dando certo, certidões solicitadas todas em inteiro teor nos cartórios de são paulo, como comentei no primeiro post. Na época em que estava com tudo pronto, não tinha entrado em vigor o apostilamento, na verdade faltava 15 dias para terminar a legalização no consulado, e conseguimos o agendamento para o ínicio de Julho de 2016 ultimo mês desse serviço. 
Como essa parte de legalização mudou para o apostilamento, não tenho muito o que relatar, já que o serviço é diferente. 

Então documentos legalizados, haaaa já ia esquecendo, após solicitar todas as certidões, eu mandei traduzir todas para o italiano (claro) e a tradução foi simples, ainda não era necessário a tradução juramentada. Legalizar foi a última etapa do processo, espero não ter esquecido de nada.


Agora é hora de contar como foi o processo lááá na Itália. guenta aiii que o próximo post será o último sobre esse assunto, que foi a maior realização pessoal :D  


Confirar nossas postagens relacionadas

0 comentários

Like us on Facebook

Imagem do Dia

Imagem do Dia