Como solicitar o Passaporte

05:51:00


Mesmo sendo uma coisa tão simples eu fiquei com algumas dúvidas sobre como tirar o passaporte, então hoje o post vai ajudar quem está nessa etapa!

Se você está planejando alguma viagem que precise do passaporte, é melhor não deixar para a última hora, pois pode ter algumas noticias nada agradáveis, pelo menos aqui em São Paulo é um pouco difícil achar uma data disponível próxima da sua data atual, no meu caso só consegui agendamento pra 1 mês depois do dia que estava fazendo a solicitação, mas mesmo assim o local que tive que escolher foi bem bem longe, para os postos da Policia Federal próximo a minha casa, só teria data para daqui 3 meses. Então se programe e antecipe esse passo da viagem.

1° Passo: 

O processo começa com a solicitação de passaporte no site da Policia Federal: Nesse Link Aqui, no site é possível encontrar algumas informações mas minhas dúvidas não estavam por lá.

Nesse outro link você já irá direto para o formulário que deverá ser preenchido com os dados dos seus documentos. A última tela será para escolher a unidade da PF mais próxima de você, para levar os documentos na data agendada.

Tudo bem simples.

2º Passo:

Após preencher o formulário com todos seus dados, o sistema irá pedir para que você digite o código de segurança que irá aparecer na tela e confirme. Na próxima tela aparecerá a opção de gerar protocolo e   emitir o boleto ou GRU, imprima os dois o boleto e o protocolo. O boleto poderá ser pago em qualquer agência bancaria.
Valor: R$156,07

Importante:Não esqueça de pedir o comprovante de pagamento, e nem perca esse documento, você terá que leva-lo no dia agendado

3º Passo:

Separe todos os documentos que são solicitados no site da Policia Federal confira a lista aqui, e leve todos originais.

Eu pensei que precisaria das copias, mas não precisa só os originais mesmo, se o seu caso for igual ao meu:
Casada com alteração no nome e maior de idade precisara levar:
-RG
-CPF
-Titulo de eleitor com comprovante de votação (quase ia esquecendo)
-Certidão de casamento
-Comprovante de pagamento do boleto
-Protocolo de agendamento impresso
-Se tiver passaporte anterior

Para os homens precisa levar também Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório

4º Passo:

Comparecer da data e horário agendado no local que escolheu na hora do preenchimento do formulário, levar todos os documentos citados e ir de preferencia arrumadinho, lá você irá tirar a foto que ficara no seu passaporte pelos próximos 10 anos! Será colhida suas impressões digitais também.

É tudo bem rápido, e pelo menos no dia que eu fui, atenderam no horário agendado.

5º Passo:

No final do seu atendimento o servidor irá informar a data aproximada em que o passaporte ficará pronto, eu fui no dia 9 de fevereiro e a moça me informou que eu podia ir retirar dia 20 de fevereiro, maaas no dia 13 eu recebi um e-mail informando que meu passaporte estava pronto, e que eu poderia ir retira-lo.

6º Passo:s

Pronto! Agora a partir do recebimento do e-mail, você terá 90 dias para poder ir lá retirar o passaporte. E não, ninguém pode retirar por você, e não eles não enviam pelos correios!

Passaporte em mãos é hora de deixa-lo cheio de carimbos =D

Confirar nossas postagens relacionadas

0 comentários

Like us on Facebook

Imagem do Dia

Imagem do Dia